Falta um ano para os Jogos Paralímpicos Rio 2016
Entre Agosto e Setembro de 2016, milhões de pessoas de todo o mundo poderão assistir as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Juntando os dois eventos,serão cerca de 11 mil atletas de 205 países disputando o lugar no pódio e tentando marcar o nome na história do esporte. Mas os Jogos Paralímpicos merecem destaque especial por toda a inclusão e diversidade que eles proporcionam.
Os atletas paralímpicos se apresentarão durante 12 dias, entre os dias 7 e 18 de setembro de 2016, em cerca de 23 modalidades, entre elas duas novas: o triatlo e a canoagem. Durante os jogos, serão 20 locais de competição, espalhados em quatro regiões da cidade: Deodoro, Maracanã, Barra da Tijuca e Copacabana. Além disso, serão colocadas à venda cerca de 3,3 milhões de entradas e 25 mil voluntários, 45 mil terceirizados e cinco mil funcionários ocupados com o evento. Tudo isso para que os 16º Jogos Paralímpicos entrem para a história e sejam realizadas da melhor forma possível.
Apesar de todo o prestígio e a oportunidade que o evento proporciona às pessoas com algum tipo de deficiência para que elas possam praticar uma modalidade, competirem a alto nível e se superarem cada vez mais, a mídia parecer dar pouca importância ao tema. Quando são realizadas competições de paradesportos fora das paralímpiadas, elas dificilmente são transmitidas ou divulgadas pela mídia, retirando assim, o prestígio maior que essas modalidades poderiam garantir junto ao torcedor.
Para tentar mudar esse quadro e garantir maior visibilidade aos paradesportos, o Brasil tem aumentado seus investimentos no esporte paralímpico, seja através de verba federal e de incentivo aos patrocinadores públicos e privados que ajudam o esporte. É o caso do bolsa atleta, da lei do incentivo ao esporte e o Plano Brasil Medalhas. Dessa forma, o país já é uma referência no paradesporto, tendo até modalidades em que é favorito para conquistar medalhas, como a Bocha, a Natação, o Atletismo, o Futebol de 7 e o Futebol de 5.
Irado o teu vídeo! Continue com o blog...
ResponderExcluirótima matéria
ResponderExcluir