Conheça os incentivos dados ao esporte paralímpico no Brasil
Lei de Incentivo ao Esporte: uma das leis que beneficiam empresas que invistem no esporte.
A mudança veio com a implementação dos incentivos olímpicos e paralímpicos por parte do Governo Federal a partir dos Jogos Paralímpicos de Sydney, em 2000. Nos anos seguintes foi criada a Lei Agnelo/ Piva, que fez com que os investimentos federais no paradesporto fossem incrementados ano após ano, além de incentivos ao surgimento de novos programas que melhorassem as condições técnicas e estruturais para que os atletas pudessem continuar representando bem o país nas mais importantes competições internacionais. Mas a grande mudança veio mesmo com a criação do Ministério do Esporte, como uma pasta única, em Janeiro de 2003 e assim, o esporte pôde enfim ganhar mais autonomia.
Depois disso, foi criado, em 2004, o programa Bolsa-Atleta, em 2006, a Lei de Incentivo ao Esporte; que concede benefícios a empresas que apoiem o esporte, e, finalmente, o Plano Brasil Medalhas, lançado em 13 de setembro de 2012. Tudo isso com um grande objetivo final: transformar o país em uma potência paralímpica.
A partir da escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de 2016, em 2 de outubro de 2009, o Ministério do Esporte passou a focar ainda mais no esporte paralímpico, visando aos Jogos de 2016, e a trabalhar para a melhoria da infraestrutura esportiva. O objetivo é deixar um legado não apenas para 2016, mas para as demais edições olímpicas e paraolímpicas.
Nesse cenário, as parcerias firmadas desde 2010 entre o Ministério do Esporte e as diversas entidades esportivas nacionais têm sido muito importantes para a preparação dos atletas. Os recursos estão permitindo que diversas modalidades construam ou reformem centros de treinamento, contratem comissão técnica multidisciplinar e equipem os locais de treino.
Os resultados de todas as ações do governo federal para o esporte brasileiro são visíveis. O esforço de investimentos e de implementação de políticas públicas terá impacto direto nos Jogos de 2016 e pavimentará o caminho de consolidação do Brasil como nação olímpica e paralímpica, com a democratização do acesso ao esporte e a plena integração do sistema desportivo nacional, passando pela base até ao alto rendimento.
A expectativa é que todo esse trabalho que tem sido feito resulte em medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. É o que espera o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Ministério do Esporte.Segundo as entidades, seria a forma do país justificar e compensar tudo que tem sido investido no esporte, além de dar uma alegria a mais para todo o povo brasileiro.
Seria interessante um post sobre como se cadastrar para ganhar o bolsa-atleta!
ResponderExcluir