Translate

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Conheça os diferentes tipos de cadeira de rodas esportivas

Assim como os atletas sem deficiência, os para-atletas com deficiência física também precisam de equipamentos especialmente voltados para à prática esportiva. Esses atletas precisam de cadeiras de rodas esportivas e aerodinâmicas para esportes adaptados que exigem velocidade e agilidade, como o basquete, o rugby, o tenis e a corrida. Cada paradesporto em cadeira de rodas necessita de uma cadeira específica, e essas não são as mesmas do dia-a-dia. Ela geralmente são rígidas,ou seja, não dobram, para que tenham a solidez aumentada , precisam de um ângulo considerável para as rodas, para promover estabilidade durante o movimento, e são feitas de materiais extremamente leves.

Confira abaixo as peculiaridades das principais cadeiras de rodas esportivas.



Tênis em cadeira de rodas
Cadeiras de rodas para tênis são projetadas para serem rápidas e manobráveis. Por isso, elas têm rodas anguladas para dar estabilidade no giro. Os quadros são geralmente feitos de alumínio e são parcialmente ajustáveis. A cadeira para tênis tem duas grandes rodas motrizes e uma ou duas rodas menores na frente. A posição do encosto e do eixo são ajustáveis, assim como o apoio de pés, e determinam o centro de gravidade da cadeira. Os jogadores de tênis em cadeira de rodas geralmente são amarrados à cadeira pelos tornozelos e pela cintura.

Rugby em cadeira de rodas
Rugby em Cadeira de Rodas é um jogo bastante físico e intenso. È por isso que as cadeiras dispõem de para-choques frontais que protegem as pernas e o pé dos atletas nas batidas,que são muitas durante as partidas. Algumas cadeiras de rugby são projetadas com a intenção de prender outras cadeiras durante os desarmes, enquanto outras possuem uma proteção posicionada na frente das rodas principais para previnir o desarme  e uma proteção na roda motriz para evitar que as rodas prendam umas nas outras. Elas geralmente têm rodas anti-tombo.

Corrida
Cadeiras de rodas para corrida são muito leves e possuem obrigatoriamente pneus pneumáticos, nunca sólidos . As dimensões e características são rigorosamente construídas nas regras do Comitê Paralímpico de Atletismo (IPC athletics). As regras incluem medidas em tudo, desde o diâmetro das rodas, aro e construção de engrenagem , mecanismos de direção e altura da cadeira para o chão. A maneira ideal para começar no esporte é conseguir uma cadeira de corrida básica, que é construída fora das regulamentações, e depois mudar para a cadeira mais próxima das regras do IPC. 

Geralmente, as cadeiras de corrida têm duas rodas grandes na parte de trás e uma um pouco menor na frente conectada por um eixo. Certamente existem variações, sem essa configuração, para que sejam permitidos atletas sentados ou de joelhos. Esse é uma escolha geralmente definida pelo psicológico ou pelo estilo de corrida. O quadro é feito de alumínio ou de outro material leve e a curvatura das rodas varia entre 11 e 13 graus. Também existem diversos tipos disponíveis de alavancas de freios e de para-lamas, dando maior poder de escolha na hora de comprar o equipamento.
Cadeiras de rodas para basquete são muito similares às cadeiras de tênis, já que elas foram feitas para fazerem praticamente a mesma coisa. Elas são um pouco mais robustas devido ao contato natural do esporte. A maioria das empresas produzem cadeiras de rodas para tênis e basquete com pouca variação entre elas.

 Assim como as cadeiras de tênis, elas possuem rodas anguladas, para dar estabilidade no giro.  Os quadros são feitos de alumínio e são ajustáveis.  As cadeiras para basquete geralmente têm duas rodas motriz grandes e uma ou duas rodas dianteiras próprias para ela e uma roda anti-tombo adicional na traseira. A posição do encosto e dos eixos são ajustáveis, assim como o apoio de pés, e vão determinar o eixo de gravidade da cadeira. Os jogadores de basquete em cadeira de rodas geralmente são amarrados à cadeira pelo tornozelo e pela cintura. 



Cadeira de rodas poliesportiva



The Voyager Evo with the aluminium frame is ideal for daily challenges – powerful, lightweight, durable.
A cadeira de rodas poliesportiva é o que o nome já diz: cadeiras de rodas leves e robustas adequadas para vários esportes, incluindo badminton, tênis, bocha, basquete e tênis de mesa. Elas são as preferidas de clubes esportivos que necessitam de cadeiras reservas ou que emprestem para esportistas. Elas são totalmente ajustáveis devido à troca de modalidades e de usuários.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo post e pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Boa, Bernardo. Não sei muito bom sobre paradesporto, é bom poder estar aprendendo com seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito legal esse tema, parabéns pela iniciativa, Bernardo!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. legal o post, mas faltou a famosa strike force...

    ResponderExcluir